segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A PÓS-PRODUÇÃO


Após as filmagens de O Fabuloso Destino de Anísio Piu Piu, todo o material gravado seguiu para Viçosa, onde foi editado e finalizado. Esse processo durou um pouco mais de dois meses.

O primeiro processo foi a decupagem, que consiste em assistir a todo o material gravado e fazer uma pré-seleção das imagens. Das quinze horas gravadas, fiz uma pré-seleção de cerca de seis horas, cujo conteúdo foi capturado para uma ilha de edição digital.

Após a captura, comecei a edição do filme. Este foi um trabalho bastante cansativo, mas, ao mesmo tempo, muito divertido de ser feito. Apesar de ter trabalhado durante um mês, de 10 a 12 horas por dia, volta e meia disparava uma risada entre uma cena e outra.

De qualquer forma, é bom dizer que o trabalho de edição em um filme documentário é tão importante quanto o processo de filmagem, ou mesmo, até mais importante. Pois, como não existe um roteiro de edição, toda a seqüência narrativa do filme é produzida durante a edição. E em O Fabuloso Destino de Anísio Piu Piu, a edição deu a cara do filme.

Fechei o primeiro do corte do filme com 64 minutos de duração, porém achei que estava grande demais. Trabalhei um pouco mais e consegui fechar uma versão mais redonda com 55 minutos.

A partir daí, dei a início aos processos de finalização. A masterização de áudio foi feito por um técnico viçosense chamado Juliano Coutinho. Essa finalização consiste nos ajustes finais de som e correções como diminuir chiados, retirar ruídos, entre outros.

Quanto à finalização de vídeo, consegui fazê-la usando os próprios plug-in’s e corretores de cor do programa de edição Sony Vegas. A princípio, havia planejado uma finalização de vídeo com um colorista profissional, entretanto, o orçamento não suportou essa ação. Mesmo assim, as funções do programa editor Vegas foram surpreendentes. Portanto, consegui uma boa finalização de vídeo.

O último passo foi a produção do DVD, que vai contar com legendas em inglês e seleção de cenas. Além disso, teve também a produção gráfica, que ficou a cargo do designer Victor Godoi.

Agora é aguardar, a estréia do filme está marcada para o dia 21 de dezembro em uma sessão na Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro. Até lá!

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

GRAVAÇÃO


As gravações do documentário O Fabuloso Destino de Anísio Piu Piu aconteceram entre os dias 22 e 27 de setembro, no total, seis dias de locações em Carmo do Rio Claro. A equipe foi formada por quatro pessoas, são elas: Bruno Lima, Fabricio Menicucci, André Machado e Mauricio Lima.

Aí vai um breve currículo da galera:

Diretor: Bruno Lima é estudante de Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa. Já teve um conto publicado e premiado pelo concurso nacional de contos da Livraria Asabeça. Atualmente, é editor do Blog do Fonseca, onde publica crônicas, críticas e vídeos. Desde 2006, apresenta o programa de web tv Moringa Quente, tendo, nesse tempo, dirigido alguns curtas-metragens e documentários.

Diretor de produção: Fabricio Menicucci é formado em Comunicação Social pela UFV e diretor teatral há mais de dez anos. Trabalha como free-lancer em produção de cinema e tv no Rio de Janeiro. Já participou da pesquisa e produção de vários documentários de projeção nacional, tais como: O Canto da Araponga (direção Carlos Canela); Tudo sobre Rodas e Na boca do povo (direção de Sérgio Bloch); entre outros.

Assistente de produção: André Machado é natural de Carmo do Rio Claro e está estreando no universo audiovisual com esta produção. Ajudou a conduzir a equipe com seu conhecimento sobre a cidade.

Motorista: Mauricio Lima é o meu pai e levou a equipe para todos os lugares, sempre com muita paciência.

Nesses seis dias de gravações, rodamos em vários pontos característicos da cidade assim como em lugares que marcaram a história de vida do personagem, como os locais na zona rural, que serviram de esconderijo durante as fugas da prisão de Anísio.

Fomos também até Passos, uma cidade localizada a 70 quilômetros de Carmo do Rio Claro, onde vive hoje o policial que estava de plantão durante a primeira fuga de Anísio. Ele confirmou uma história bem engraçada, segundo a qual Anísio deu-lhe um copo de café batizado, fazendo-o dormir. Enquanto isso, o personagem cavou um buraco na parede por onde fugiu.

Ao total, fizemos cerca de 15 horas de vídeo bruto, que serão editadas para se transformarem em um filme de 20 a 25 minutos. Todo esse material será editado na cidade de Viçosa durante o mês de outubro e em novembro segue para o Rio de Janeiro, onde será finalizado. Logo após essa etapa, o filme vem para Carmo do Rio Claro estrear na tv local, a TV Onda Sul.

PATROCÍNIO

Desde já agradeço aos patrocinadores que apostaram na idéia do filme e investiram na produção, são eles:

  • Drogaria São Geraldo
  • Atelier Aline e Junior
  • Casa das Alianças
  • Sicoob Credicarmo
  • Auto Escola Carmelitana
  • Esthetic Center
  • Casa de Carnes TLM
  • Fabrilaje

E lembro também que estamos ainda procurando novos patrocínios para conseguir finalizar o filme com mais qualidade. Os interessados em patrocinar podem entrar em contato pelo telefone (35) 8401-7840 ou pelo email bruno.oliveira.lima@hotmail.com.

(em pé: Anísio Piu Piu e Bruno Lima; agachados: Fabricio Menicucci e André Machado)

segunda-feira, 7 de julho de 2008

O PROJETO

O Fabuloso Destino de Anísio Piu Piu é o título do primeiro filme a ser rodado em Carmo do Rio Claro, sul de Minas Gerais. O projeto tenciona colocar em um vídeo-documentário a vida do comerciante e ex-detento Anísio Marques, conhecido na cidade como Anísio Piu Piu.

A pré-produção já vem sendo feita desde fevereiro de 2008, sob a direção do estudante de comunicação Bruno Lima em parceria com a Universidade Federal de Viçosa. O projeto tem o objetivo de promover o registro da cultura local bem como ressaltar a história de uma figura popular na cidade.

O enredo do filme vai contar a história de prisões, fugas e esconderijos pelos quais Anísio passou entre os anos de 1994 e 2004. Condenado a oito anos de prisão, Anísio ficou popular pelas três fugas que conseguiu efetuar durante o tempo de cárcere. Até mesmo o apelido Piu Piu foi confeccionado numa dessas fugas, na qual supostamente Anísio teria deixado um bilhete ao delegado da cidade.


Além de contar as aventuras de Anísio do seu tempo de cadeia, o documentário também retratará vários fatos inusitados da história de vida do personagem, como, por exemplo, quando Anísio trocou um carro pela quantia de doze mil picolés. E o mais importante é que se trata de uma história de reintegração social, o que pode ser considerado um caso raro no Brasil, já que, de acordo com dados do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), a porcentagem de detentos que voltam a cometer crimes após saírem da cadeia gira em torno de 80%.

Atualmente, o projeto está em fase de captação de recursos, sendo que o cronograma do filme vai até dezembro deste ano. Em setembro, haverá duas semanas de filmagens, que serão realizadas na cidade de Carmo do Rio Claro. Durante os meses de outubro e novembro, o trabalho segue para Viçosa, onde será editado e finalizado. Então, em dezembro, o filme volta a Carmo do Rio Claro para ser lançado em um programa especial pelo canal de televisão local, a TV Onda Sul. E por último, o documentário segue para uma extensa lista de festivais de cinema por todo o Brasil durante o ano de 2009.